sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sobre pincel e nanquim

Outro dia passei essa dica pra um colega pelo Facebook, porque ele pretendia começar a usar pincel para fazer arte-final. Pensei então que seria bom passar a dica aqui também, porque pode ser útil pra alguém.

Se você está tendo dificuldade para fazer as linhas com o pincel, pode ser por falta de prática, mas também pode ser porque seu nanquim está "grosso" - ou o pincel muito seco.

Não vou lembrar agora de memória, mas tem uns nanquins que, com o tempo, começam a "engrossar" muito. Tinha uma marca que eu usava que chegava a ficar com um "caldo" grosso de nanquim no fundo do pote, como uma pasta ou goma. Na parte de cima, ficava só uma "água preta", bem ralinha.

Hoje em dia eu só uso nanquim da Staedler (não sou patrocinado pela marca!). Na falta dele, uso o da Rotring, que acho bom também. Ele dá uma "engrossada" depois de um tempo, mas pouca coisa... Com o da Staedler também, mas muito menos. Não sei porque isso acontece, suspeito que o calor deve fazer evaporar um pouco da água... Sei lá!

O que eu faço? Compro um pote de nanquim e uso só uma parte dele de cada vez, colocando uma pequena quantia dentro de um frasquinho vazio que tenho aqui em casa. Se fico muito tempo sem usá-lo, quando for usar de novo pingo uma ou duas gotas de água no frasco e misturo com o nanquim. O pote cheio, com o resto do nanquim, deixo guardado na geladeira.

Com o nanquim da Staedler ainda não precisei fazer isso. Apenas umedeço o pincel antes de usá-lo e tem sido o suficiente. Quando fico mais tempo fazendo arte-final, dou umas lavadinhas no pincel durante a jornada de trabalho e pronto.

A importância disso é que se você usar o nanquim muito grosso, vai ficar difícil fazer a arte-final; os traços vão ficar falhando, porque não vai haver um fluxo contínuo de tinta nas cerdas do pincel.

Caso alguém queira saber, eu uso o pincel Pinctore 308 nº 2, da Tigre. Eu costumava usar o da série 309, mas ele não existe mais para comprar na minha cidade (Guarulhos), além de ter ficado bastante caro nos últimos anos. Dá pra comprar em lojas virtuais, mas pincel é um negócio que a gente precisa escolher bem, só dá pra comprar pessoalmente. Através de lojas virtuais, o(a) vendedor(a) vai pegar o primeiro que estiver na frente e mandar pra você. Aí te manda um com a ponta toda zoada e você terá pago quase 80 reais num pincel que será inútil.

Nenhum comentário:

Novo blog

Não sei se alguém ainda se importa com esse negócio de blog (admito que, pra mim, tem dias que soa como uma coisa muito "antiga"),...